Linha de Vida e a NR-35
A LINHA DE VIDA é um Sistema composto por dispositivos de ancoragem metálicos, cabos de aço, grampos, sapatilhas, esticadores e absorvedores de energia de impacto, formando uma linha flexível horizontal ou vertical destinada a conexão dos equipamentos de proteção individual (EPI), para restrição ou retenção de quedas para prevenção de acidentes em trabalhos em altura.
A NR-35 é a norma regulamentadora para trabalho em altura, ela define trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00m do nível inferior, onde haja risco de queda. Como a Linha de Vida é um EPC para este fim, é também regulamentado por esta norma.
No parágrafo 35.5, vemos a definição de todos os Sistemas de Proteção Contra Quedas. A utilização de cada um desses sistemas é obrigatória tanto para a segurança dos trabalhadores, quanto para evitar multas e processos judiciais futuros.
Segundo o item 35.5.2, o sistema de proteção contra quedas deve:
-
Ser adequado à tarefa a ser executada;
-
Ser selecionado de acordo com Análise de Risco, considerando, além dos riscos a que o trabalhador está exposto, os riscos adicionais;
-
Ser selecionado por profissional qualificado em segurança do trabalho;
-
Ter resistência para suportar a força máxima aplicável prevista quando de uma queda;
-
Atender às normas técnicas nacionais ou na sua inexistência às normas internacionais aplicáveis;
-
Ter todos os seus elementos compatíveis e submetidos a uma sistemática de inspeção.
Ficou com algum dúvida? Entre em contato comigo através do meu WhatsApp ou envie um e-mail para megensolucoes@hotmail.com
